O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), participou de manifestação contra a redução de repasses de recursos do Fundo de Participação dos Município (FPM) aos municípios, em frente à Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, na última quarta-feira, 30 de agosto.
Mais de 170 prefeituras cearenses pararam as atividades no dia 30 e os prefeitos estão engajados no movimento da Associação das Prefeituras do Estado do Ceará (Aprece), "Sem FPM Não Dá".
Em sua página no Instagram, Zé Helder fez a seguinte postagem: "Na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, no ato estadual contra as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Precisamos da urgente reposição dos recursos como forma de a gente manter os serviços e os atendimentos à população, e não apenas em Várzea Alegre, mas em todo o estado do Ceará. Vamos até Brasília em busca da vitória. Por isso as palavras de ordem são:
Os municípios pedem socorro!
Sem FPM não dá!
Aprovação do 1,5% do FPM, já!"
O prefeito destacou a importância do FPM para os municípios. "O FPM é uma fonte essencial de recursos para os municípios. Com a redução dos repasses, estamos tendo dificuldades para manter os serviços públicos, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Por isso, estamos cobrando do Governo Federal a reposição dos recursos", afirmou.
Zé Helder também disse que os prefeitos cearenses estão dispostos a ir a Brasília para pressionar o Governo Federal a atender as demandas dos municípios. "Vamos lutar para garantir recursos suficientes para que os municípios possam cumprir suas obrigações com a população", concluiu.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação